(11) 2154-5160 / (11) 2302-0047

A importância da escalabilidade no processamento de grandes massas de dados

Processar uma grande quantidade de dados não é mais apenas uma palavra de ordem para os negócios. Tornou-se essencial para o sucesso de muitas empresas no cenário empresarial atual.

A grande quantidade de dados disponíveis é impressionante. De sites de mídias sociais, a resultados de mecanismos de busca, a publicidade. São empresas que buscam aproveitar as informações dos clientes para a realização de negócios e que possuem um tesouro armazenado na infraestrutura de servidores.

Porém, com os aumentos exponenciais no volume de dados produzidos e processados, a infraestrutura de servidores e bancos de dados de muitas empresas estão sobrecarregados ou simplesmente não estão preparados para o dilúvio de dados que estão enfrentando.

Esse desafio deve ser enfrentado pelas empresas adotando uma arquitetura tecnológica compatível com o volume de dados processados hoje em seu ambiente operacional, mas visando o futuro próximo que segue uma tendência de crescimento ainda maior.

Sua infraestrutura de servidores está pronta para o alto volume de dados produzidos e processados em seu negócio?

Para gerenciar, armazenar e processar esse excesso de dados, o processamento e o escalonamento de dados tornaram-se necessária para muitas organizações que lidam com grandes massas de dados.

Uma estrutura de servidores escalável acomoda mudanças rápidas no crescimento de dados, seja no tráfego ou no volume. Essas plataformas utilizam hardware adicional para aumentar a saída e o armazenamento de dados.

Quando uma empresa possui uma plataforma de dados escalável, ela também está preparada para o potencial de crescimento de suas necessidades de dados.

Evite gargalos de desempenho

As empresas devem implementar escalabilidade em sua organização precisamente quando surgem problemas de desempenho. Esses problemas podem afetar negativamente o fluxo de trabalho, a eficiência e a retenção de clientes.

Existem três gargalos principais de desempenho comuns, que geralmente apontam o caminho para uma resolução adequada com a escala de dados:

  • Alto uso da CPU

O alto uso da CPU é o gargalo mais comum e o mais visível. O desempenho lento e irregular é um indicador importante do alto uso da CPU e pode ser um prenúncio de outros problemas.

  • Pouca memória

Pouca memória é o próximo gargalo mais comum. Servidores sem memória suficiente para manipular uma carga de aplicativo podem atrasar completamente o aplicativo. Pouca memória pode exigir uma atualização de RAM, mas isso também pode ser um indicador de vazamento de memória, o que requer encontrar e reparar o vazamento no código do aplicativo.

  • Alto uso de disco

Alto uso de disco é outro gargalo comum. Isso geralmente é causado por discos com limite máximo e é um enorme indicador da necessidade de uma escala de dados.

Não espero o pior para escalar sua estrutura

A escalabilidade pode ser considerada por alguns usuários difícil, mas absolutamente necessária no crescimento de uma empresa bem-sucedida baseada em dados.

Existem alguns sinais de que é hora de implementar uma plataforma de dimensionamento. Quando os usuários começam a reclamar sobre desempenho lento ou falhas de serviço, é hora de escalar.

Não espere que o problema se transforme em uma das principais fontes de problemas na mente de seus clientes. Isso pode ter um impacto massivamente negativo na retenção desses clientes.

Se possível, tente antecipar o problema antes que ele se torne grave. Além disso, o aumento da latência dos aplicativos, a leitura lenta das consultas e a gravação no banco de dados também são indicadores importantes de que é necessária uma escala.

O desenvolvimento de uma estrutura de servidores escalável abrangente é essencial para continuar o desenvolvimento da sua empresa.

Se suas necessidades de dados estiverem crescendo, garantir que seu sistema possa lidar com as mudanças no fluxo de informações é essencial para reter clientes e manter a eficiência e, finalmente, preparar sua empresa para o futuro.

E para garantir a escalabilidade segura eficiente de sua infraestrutura de servidores conte com a ajuda da Vittadell. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, os especialistas da Vittadell podemos ajudá-lo neste processo de transformação. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Vittadell

Trabalhamos com soluções de ponta-a-ponta, ou seja, desde end-user computing à datacenters.

Nossa missão é oferecer a nossos clientes soluções inovadoras de valor agregado para expandir a capacidade de negócios através de TI de ponta e de alto rendimento, gerando relações sólidas e de confiança.

Atuamos em todo território nacional, e fornecemos a qualidade e satisfação dos produtos Dell EMC.

Deixar um comentário