(11) 2154-5160 / (11) 2302-0047

Não deixe que servidores zumbis desperdiçarem recursos em seu datacenter

“Servidores zumbis” ocupam espaço e usurpam energia e refrigeração em um data center. Nos data centers de hoje, 30% dos servidores se enquadram nessa classificação, de acordo com estudo feito pelo The Uptime Institute.

Servidores zumbis não estão realmente mortos, eles geralmente usam apenas recursos caros sem realizar nada útil. Geralmente, a única maneira de determinar se vale a pena continuar executando um servidor é desativá-lo.

Se você achar que ele ainda tem um objetivo e suporta cargas de trabalho, inicie o processo de mover sua função limitada para uma máquina virtual.

Por que os servidores zumbis são problemáticos                                    

A virtualização reduz as preocupações de espaço nos data centers. Muitas empresas têm racks parcialmente carregados simplesmente porque as densidades de energia e calor aumentaram para onde não é possível suportar cargas completas no gabinete.

Mas essas máquinas não produtivas ainda usam energia, tanto diretamente para mantê-las em funcionamento quanto indiretamente na forma de energia de resfriamento. E como muitos deles provavelmente não possuem recursos de economia de energia, o desperdício pode ser significativo mesmo em modo inativo.

Mas não é apenas a energia desperdiçada, embora essa deva ser uma grande preocupação em todas as instalações hoje em dia, é também o desperdício de valiosos recursos de refrigeração que é um problema.

Servidores consolidados e plataformas virtualizadas tendem a concentrar cargas em racks únicos ou em linhas de rack, resultando em altas densidades de calor. O resfriamento dessas áreas pode ser um desafio, e desperdiçar capacidade de resfriamento em itens que não devem ser usados ​​pode significar gastos de capital desnecessários com ar-condicionado adicional.

Para piorar a situação, a adição de capacidade de resfriamento sem um estudo cuidadoso de seus efeitos costuma ser contraproducente. Por exemplo, se você adicionar aparelhos de ar condicionado em locais errados, ele poderá reduzir a eficácia do resfriamento, mesmo que aumente a capacidade.

O combate aos servidores zumbis começa com monitoramento

Use um sistema de gerenciamento de infraestrutura do centro de dados para monitorar vários parâmetros, como utilização da CPU e consumo de energia, e identificar recursos subutilizados.

Se um sistema de gestão de infraestrutura não estiver no seu orçamento, você poderá criar uma ferramenta automatizada para identificar servidores zumbis, bem como servidores que provavelmente se tornarão servidores zumbis e alertar a equipe de gerenciamento.

Outras etapas que as organizações podem tomar para reduzir os riscos dos servidores zumbis incluem o uso de um banco de dados de gerenciamento de configuração para rastrear a utilização do servidor ou a nomeação de um membro da equipe dedicado para medir e comparar continuamente as taxas de utilização do servidor.

Elimine servidores zumbis para aumentar a eficiência de TI

É comum economizar energia desligando servidores zumbis, consolidando e virtualizando aplicativos ou adquirindo hardware com classificação de baixo consumo de energia.

Mas, a menos que as infraestruturas de energia e refrigeração também sejam otimizadas, o que pode ser difícil com os sistemas existentes, a carga reduzida não deve melhorar significativamente a eficiência energética. Isso significa que o cenário vai piorar.

É aí que métricas de data center, como a produtividade energética do data center, além de métricas de desempenho, são valiosas. As métricas que mostram a eficiência do data center quantifica a quantidade de trabalho útil que os servidores realmente produzem e consomem.

Os indicadores de desempenho permitem ao usuário estabelecer sua definição de trabalho útil. Por exemplo, uma empresa de pesquisa on-line pode definir isso como o número de pesquisas concluídas. Para um varejista, pode ser o número de vendas.

Para organizações de ponta, que desejam extrair o máximo de cada investimento realizado no ambiente de produção, servidores sofisticados podem fornecer dados operacionais muito além da utilização da CPU, e métricas mais sofisticadas do data center podem rastrear os resultados.

Conte com a ajuda da Vittadell para garantir os benefícios e seus investimentos dos servidores em seu data center. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, os nossos especialistas podem ajudá-lo a definir a melhor arquitetura tecnológica. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Vittadell

Trabalhamos com soluções de ponta-a-ponta, ou seja, desde END-USER COMPUTING à DATACENTERS.

Nossa Missão é oferecer a nossos clientes soluções inovadoras de valor agregado para expandir a capacidade de negócios através de TI de ponta e de alto rendimento, gerando relações sólidas e de confiança.

Atuamos em todo território nacional, e fornecemos a qualidade e satisfação dos produtos Dell EMC.

Deixar um comentário